Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Quando pode ocorrer o corte de energia por falta de pagamento?

Publicado por Olga Câmara
há 4 anos

Sabemos que quando se trata de energia elétrica, a ANEL é responsável por regular as concessionárias. Por meio da Resolução nº 414, podemos entender acerca de alguns pontos específicos, dentre eles, a suspensão de energia elétrica por falta de pagamento.

Pois bem, para haver a suspensão, a empresa deve avisar com uma antecedência de, no mínimo, 15 dias. Esse aviso deve ser escrito, específico e com entrega comprovada, ou deve vir em destaque na fatura.

Além disso, é importante deixar claro que caso uma fatura esteja vencida por mais de 90 dias, a energia elétrica não pode ser suspensa.

Por fim, importante destacar que quando for necessário ocorrer o corte, este deve ocorrer em dias úteis e em horário comercial.

  • E como ter a energia ligada novamente?

Você deve realizar o pagamento da fatura que esteja em aberto. Após o pagamento, a empresa terá até 24 horas para fazer o religamento, em caso de área urbana, ou 48 horas, em caso de área rural.

Porém, vamos deixar claro que, durante a pandemia, esse corte por inadimplência está proibido em áreas residenciais ou em locais que oferecem serviços essenciais.

Olga Câmara
OAB/PE 49.690
  • Sobre o autorApaixonada pelo Direito Civil e do Consumidor
  • Publicações63
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-pode-ocorrer-o-corte-de-energia-por-falta-de-pagamento/866480963

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)