Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Transplantes

Publicado por Olga Câmara
há 4 anos

É normatizado pela Lei nº 9.434/97 e pode ocorrer entre vivos ou após a morte.

Pois bem, quando for entre vivos, o transplante tem que ser gratuito e deve ser entre pessoas da mesma família. Caso haja a necessidade de ocorrer com pessoas diferentes, tem que ter uma autorização judicial. Além disso, o transplante só pode ser de órgãos dúplices ou regeneráveis, ou seja, se tenho dois rins, posso doar um.

Quando for após a morte, todos os órgãos são aproveitáveis e a doação deve respeitar uma fila organizada por critério de urgência.

É importante ressaltar que não é autorizada a extração de órgãos de pessoa indulgente.

Existe uma dúvida que domina a cabeça de muitos, que o caso da contradição existente entre o art. 4º da Lei de Transplantes e o art. 14, CC, pois a Lei fala que mesmo quando a pessoa declarar que quer doar seus órgãos após sua morte, precisa de autorização da família. Já o Código Civil, fala que prevalece a vontade do de cujus. Importante destacar que o previsto no Código Civil prevalece.

Além disso, não podemos esquecer das testemunhas de jeová. Caso o paciente seja maior e capaz, sua vontade deve ser respeitada e não deve haver a transfusão de sangue. Porém, se for menor, o médico deve seguir o ECA e ignorar a vontade dos pais, devendo fazer o possível para salvar a vida da criança.

Olga Câmara
OAB/PE 49.690
  • Sobre o autorApaixonada pelo Direito Civil e do Consumidor
  • Publicações63
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transplantes/865116098

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)