Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

COVID-19: empresas aéreas e reembolso dos clientes

Caso fortuito ou força maior?

Publicado por Olga Câmara
há 4 anos

Há um tempo, muitos foram informados que, devido à pandemia que se alastra, toda viagem aérea cancelada deveria ser reembolsada imediatamente ao consumidor.

Porém, há alguns dias, o desembargador José Aurélio da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em caráter liminar, derrubou a decisão e declarou que as empresas aéreas devem seguir o exposto na Medida Provisória nº 925/20, que dispõe sobre medidas emergenciais para a aviação civil brasileira.

Segundo a MP, as empresas têm até 12 meses para realizar o reembolso ou para que os clientes aceitem crédito a ser usado dentro do mesmo período. Esse prazo seria contato a partir da data em que ocorreria o voo.

Isso se justifica devido ao fato da COVID-19 se caracterizar como um caso fortuito ou força maior, institutos esses que excluem a responsabilidade das empresas aéreas.

Dessa forma, pergunta-se: o que deve ser feito?

Você deve entrar em contato com a companhia aérea e tentar um acordo para receber o reembolso o mais rápido possível ou realizar a remarcação do voo.

Fique atento aos seus direitos!


Olga Câmara

OAB/PE 49.690

  • Sobre o autorApaixonada pelo Direito Civil e do Consumidor
  • Publicações63
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/covid-19-empresas-aereas-e-reembolso-dos-clientes/840490287

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)