Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Conta de Energia: Valor errado?

O que fazer?

Publicado por Olga Câmara
há 4 anos

A princípio, o recomendado é tentar resolver amigavelmente com a empresa fornecedora de energia. Porém, quando não for possível, é direito do consumidor procurar seus direitos perante a justiça.

Em situações como essa, o consumidor pode requerer a inexistência da dívida errônea, assim como, caso realize o pagamento da conta com o valor errado, pode ter o direito de reaver esse valor em dobro. Isso mesmo, em dobro!

Além disso, é possível o recebimento de indenização por danos morais, haja vista o constrangimento de estar sendo cobrado por dívida errônea ou não existente.

Porém, é comum certas dúvidas acerca desse assunto, quais sejam:

- Devo realizar o pagamento da dívida errada?

A princípio, caso tenha condições, é melhor realizar o pagamento e, perante a justiça, requerer a devolução em dobro. Esta situação estará comprovando, mais ainda, a sua boa-fé.

- E se eu não tiver condições de realizar o pagamento?

Caso não tenha conseguido resolver diretamente com a empresa, é possível requerer, perante a justiça, por meio do uso da tutela de urgência, a suspensão da cobrança até que se resolva a lide.

- Se não pagar, corro o risco de cortarem a minha luz ou ter o nome inscrito no SPC/SERASA?

Sim, mas para evitar a presente situação, é necessário que seu advogado requeira, através do instituto da tutela de urgência, que a presente situação não ocorra até que se resolva a lide.

- E se mesmo assim cortarem a luz e colocarem meu nome no SPC/SERASA?

Você terá o direito de ser indenizado!

  • Sobre o autorApaixonada pelo Direito Civil e do Consumidor
  • Publicações63
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conta-de-energia-valor-errado/818678111

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)